quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Causas da Alergia Alimentar

O sistema imunológico tem a função de defender o corpo de substâncias nocivas, como vírus, toxinas e bactérias. Os alimentos normalmente são inofensivos a saúde, mas podem desencadear uma resposta imunológica em algumas pessoas. A alergia alimentar é uma reação produzida pela imunoglobulina E (IgE), relacionada a um alimento específico.

Na alergia alimentar o sistema imunológico produz anticorpos e histamina em resposta a um alimento especifico, gerando reações rápidas em até duas horas após a ingestão. Qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas os principais são: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, frutos do mar, peixes e nozes.

A alergia alimentar geralmente começa na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. Muitas crianças felizmente conseguem produzir tolerância aos alimentos alergênicos por volta dos cinco anos. Mas, alergia a nozes, frutos do mar, peixes e amendoim tendem a durar por toda vida.

A intolerância alimentar é muito mais comum e normalmente é confundida com a alergia alimentar, a grande diferença é que a intolerância não tem a participação do sistema imunológico e seus sintomas normalmente são gastrointestinais. 

0 comentários:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...