sábado, 8 de outubro de 2011

ADOÇANTES

 A princípio o adoçante foi desenvolvido para portadores de doenças metabólicas como o diabetes. Mas a procura por este produto aumentou devido ao interesse de melhorar a saúde e manter a boa forma, já que tem o poder de adoçar muitas vezes mais que o açúcar, com a vantagem de ter uma quantidade menor de calorias.

Existem adoçantes que contêm na sua formulação sacarose ou lactose como veículo de suas substâncias edulcorantes.
Substância edulcorante é o principio ativo do adoçante, ou seja, é o responsável por conferir o sabor doce.
Adoçantes com edulcorantes artificiais (produzidos sinteticamente) são:
Ø AspartameÉ um dos mais recentes, seu poder adoçante se aproxima a sacarina. É proibido o seu consumo àqueles com fenilcetonúria (As pessoas afetadas com essa doença não conseguem fazer a conversão do aminoácido fenilalanina em tirosina, pois não possuem ou está defeituosa a enzima fenilalanina hidroxilase (PAH). Sendo assim, a fenilalanina fica acumulando no sangue e nos tecidos e há uma diminuição dos níveis de tirosina disponível, causando sérias lesões no organismo).               
Perde o sabor quando submetido a temperaturas superiores a 120 °C ou mais baixa de forma prolongada. Seu poder adoçante é 200 vezes superior ao da sacarose.
Adocyl pó; Finn pó, líquido e comprimido (Frasco branco); Gold líquido; Zero-Cal líquido, pó e comprimidos.
Ø  Sacarina SódicaProibido na França e Canadá. Nos Estados Unidos é obrigatório constar nos rótulos dos produtos que contenham este aditivo que ele é nocivo a saúde. Acredita-se que doses inferiores a 2,5 gramas ao dia não são tóxicas. Não é aconselhável o seu uso por mulheres grávidas.
Adocyl líquido; Doce menor líquido e pó; Finn líquido (Frasco
transparente); Stevia Lowçucar líquido e pó; Sucaryl líquido, pó e comprimido; Tal e Qual pó; Zero-Cal líquido (Frasco transparente); Assugrin pó e líquido; Dietil líquido.
Ø  Ciclamato de sódio É 50 vezes mais doce que o açúcar. Segundo a Organização Mundial da Saúde pode produzir cancro e mutações. Produz também alergias. Os ciclamatos estão proibidos nos Estados Unidos, Japão, Inglaterra e França. Seu uso é contraindicado para grávidas.
Adocyl líquido; Doce menor líquido e pó; Finn líquido (Frasco transparente); Stevia Lowçucar líquido e pó; Sucaryl líquido, pó e comprimido; Tal e Qual pó; Zero-Cal líquido (Frasco transparente); Assugrin pó e líquido; Dietil líquido.
Ø  Acesulfame-k – Não é metabolizado pelo organismo e tem o poder adoçante 200 vezes maior que a sacarose.
Gold pó; Línea líquido.
Ø  Sucralose – Açúcar modificado com átomos de cloro é 600 vezes mais potente que o açúcar comum. 
Splenda  pó; Línea  líquido, Gold pó.
Adoçantes com edulcorantes naturais são:
Ø  Frutose – É um monossacarídeo existente nas frutas. É utilizado para a fabricação de produtos para diabéticos, conhecido como o açúcar para diabéticos”. Porém o seu consumo deve ser controlado, já que pode ser interconvertida em glicose. A frutose metaboliza-se mais lentamente.

Ø  Manitol – Igual ao sorbitol e xylitol são álcoois que provêm dos açúcares e o substituem com poucas calorias, apresentam menos riscos para a saúde, menos possibilidade de cáries dentárias.
Ø  Sorbitol – Tem as mesmas vantagens e inconveniências que a frutose, porém pode causar diarréia se for consumido em excesso. É o adoçante geralmente utilizado nas gomas de mascar "sem açúcar". No fígado pode ser transformado em glicose e frutose.
Gold líquido; Zero-Cal líquido (Frasco branco).
Ø  Steviosídeo – Extraído da Stevia rebaudiana. Um adoçante natural, rejeitado por muitos por ter sabor característico, mas que vem se popularizando nos centros urbanos.
Stevia Lowçucar líquido e pó; Stevita líquido e pó para culinária, Doce Menor líquido.
Ø  Xylitol - Adoçante parecido com sorbitol, pouco utilizado devido ao seu custo de produção. É utilizado em gomas de mascar de valor mais elevado.
      Fonte: ANVISA

0 comentários:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...