sexta-feira, 18 de março de 2011

O que você deve saber num rótulo para uma boa escolha alimentar

Todos os dias são lançados no mercado novos produtos alimentares.
Existe um conjunto de elementos e informações elementares para a compreensão dos rótulos de produtos alimentares pré-embalados que contribuem para a prevenção e promoção da nossa saúde, facilitadores da escolha adequada dos alimentos.

Elementos obrigatórios do rótulo:

Nome do conteúdo – Lista completa dos ingredientes que contêm o produto -
Lote – Prazo de validade – Quantidade líquida do produto base contida na embalagem – Nome e morada da empresa que coloca no mercado o produto.

Outros elementos a rotular:
Todas as condições de conservação, modo de emprego, modo de utilização – Local de origem – Outras quaisquer indicações para que os alimentos possam ser utilizados correctamente.
Os alimentos perecíveis e, todos aqueles que facilmente se possam deteriorar e, independentemente de qualquer situação, o rótulo destes produtos, devem conter obrigatoriamente as condições de conservação.
Seguem-se exemplos para uma melhor compreensão do espírito e valor da rotulagem.
Denominação de venda

– Nome do produto (farinha, iogurte, ovos …) sempre que o produto alimentar tenha sido submetido a um determinado processamento, este deve ser também

mencionado (congelado, pasteurizado, concentrado).
Ingredientes utilizados
-Deverão obrigatoriamente ser listados por ordem decrescentes do seu peso.
-Sendo que o ingrediente que aparece em 1º lugar, deverá ser aquele que existe em maior quantidade.
-Quanto aos aditivos adicionados, estes devem se mencionados e designados pela sua categoria e ainda pelo seu nome específico ou pela letra E seguida do um número com 3 algarismos, que legalmente foram estabelecidos (E300) antioxidante.


Quantidade líquida

-Quantidade do produto alimentar que a embalagem contém, podendo ser expresso em (massa – Gramas ou Quilos) ou ainda em (volume – mililitro ou litro).
-Quando o produto alimentar esteja envolto num líquido, são o caso das frutas em calda, sendo que para além da quantidade líquida, deverá constar no rótulo, a quantidade do produto escorrido isto é a (massa sólida) corresponde ao peso escorrido.
Lote de fabrico
-Designado pela letra L seguido de algarismos, seguido de um conjunto de unidades de venda do produto produzido ou acondicionado nas mesmas condições, a menos que no prazo de validade sejam apensos, a indicação do dia e do mês.
Entidade responsável
-Esta entidade poderá ser o responsável pela feitura do rótulo, o embalador, o vendedor representante ou ainda o próprio fabricante.
-Todas as informações deverão estar redigidas em português independente da sua origem.
-A denominação da venda poderá estar afixada em nome do armazenista distribuidor, do embalador ou do próprio fabricante.
-Todas as indicações redigidas em português, independente do país de origem, a menos que da tradução não se encontre o termo preciso ou que o nome seja conhecido universalmente (pizza).
-Os alimentos de produção animal devem conter a marca de salubridade comunitária, constituída por 3 siglas (código internacional + código da unidade industrial + sigla da União Europeia) todas elas introduzidas em etiqueta oval.
Elementos adicionais do rótulo
-Apesar do código de barra não ser obrigatório, este elemento em termos de transação facilita as operações, em virtude da possibilidade da sua leitura óptica.
Este código de leitura óptica facilitador dos movimentos de stocks e valores de venda, não fornece qualquer indicação ao consumidor.


0 comentários:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...