domingo, 3 de abril de 2011

Biomassa de Banana Verde

A banana é uma fruta tropical consumida em vários países, sendo uma das principais fontes de amido na dieta. Tendo sua caloria concentrada na polpa, nas formas de sacarose, glicose, frutose e amido, que será convertido pelo corpo em energia.
Comparada com outras frutas a banana tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro. Contém vitaminas C, D e E, bem como quantidades razoáveis de vitaminas B1 e B2, além de potássio.
Por conter alto teor de amido resistente em sua polpa a banana verde cozida é considerada um alimento funcional. O amido resistente é uma forma de amido resultante da degradação do amido não digerido e não absorvido pelo intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem de fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Assemelhando-se a fibras insolúveis, o amido ajuda a regular o trabalho intestinal, aumentando o bolo fecal, reduzindo o esvaziamento gástrico e consequentemente previne constipação intestinal e doenças associadas.
Sendo um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

Alguns subprodutos podem ser preparados com a banana verde cozida como a biomassa e a farinha de banana verde, que podem ser utilizados em preparações substituindo a farinha de trigo. Além disso, a biomassa da banana verde pode ser adicionada em sucos  e vitaminas. O preparo da biomassa de banana verde é simples e pode ser feito em casa. 

Bibliografias:


1 - Yes, nós temos Banana: história e receitas com biomassa de banana verde – Valle, Heloisa de Freitas, Camargos, Márcia – Ed. SENAC, SP, 2004.
2 -  http://www.vponline.com.br/blog - Acesso em 27/04/11

Como fazer a Biomassa de Banana Verde


1- Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando      esponja com água e sabão e enxágüe bem;
2- Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
3- Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
4- Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
5- Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
6-Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
7- Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;
8- Processe até obter uma pasta bem espessa;
9 - Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.

8 comentários:

  1. MUITO BOM SEU POST PARABÉNS!!!!!

    QUERIA CONVIDA-LO A DIVULGAR SEUS LINKS NO DONDRAS CLICANDO

    AQUI


    E A FAZEREM UMA VISITA CLICANDO

    AQUI


    DONDRAS.BLOGSPOT.COM

    E AUMENTE SUAS VISITAS!!!!!!!!!!
    http://dondras.blogspot.com/
    E SIGA O DONDRA NO TWITTER

    @D0NDRAS

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu site.
    Parabéns!
    Abraços,
    Márcia Peixoto

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz a biomassa com casca,ta certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penha vc só cozinha com a casca na hora de processar vc tira ok

      Excluir
  4. O que é climatização? Tenho muitas bananas no meu quintal... acredito assim que minhas bananas estão aptas a virar biomassa. Ok? Outra coisinha: quem sabe qual a composição básica da biomassa?

    ResponderExcluir
  5. A banana juntamete com o suco da couve gengibre, linhaca e limão são excelentes para as unhas e cabelo, eles crescem visivelmente. experimentem.

    ResponderExcluir


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...